O Colosso de Goya em crise de identidade

Uma pintura de Goya que passou por reviravoltas quanto à autenticidade...
Pintado entre 1808 e 1812, o gigante de Goya enfrentou uma grande crise de identidade ao se aproximar dos 200 anos. Em 2008 um estudo colocou em dúvida a autoria da pintura, sugerindo que teria sido produzida por um discípulo de Goya, bastante influenciado pelo estilo do pintor. Em 2009, o próprio museu do Prado, em Madrid, que abriga a obra, emitiu um comunicado lamentando o rebaixamento do gigante a um “não-Goya”. O que significou uma desvalorização considerável, perda de encanto e desinteresse nos corredores do museu. Interessante é como a autenticidade faz a aura da obra, nestes tempos de reprodutibilidade técnica, como diria Walter Benjamin: se não é um Goya, não importa mais. Contudo, a história dá mais uma reviravolta e um estudo recente, divulgado em 2013, devolve ao Colosso a autoria, contestando os estudos anteriores e levantando novas questões, na direção de variações impressas nas obras do pintor espanhol. Dois séculos depois, o gigante de Goya acordou em crise de identidade, entre a maravilha da autenticidade ou o descrédito de um pintor desconhecido, na trilha do mestre.
 
goya el coloso
El Coloso
1808 – 1812
Óleo sobre tela
116 cm × 105 cm
Museu do Prado, Madrid
Francisco Goya?
 
De Goya, também compensa:
 
 

Share:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Últimas postagens

Repertório da História da Arte

Curso completo de História da Arte 25 aulas (duração média de 1h:15′) As aulas estão disponíveis, gravadas, para você assistir quando quiser. As obras mais

Visitas Mediadas

Quer contratar um mediador para visitas a museus e exposições? Desde 2013, o professor Homero Nunes realiza visitas em grupos aos espaços culturais e às

Palestras

A Caverna de Bolso: tecnologias móveis e as relações sociais em redeFilosofia e sociologia para pensar as redes sociais, as câmeras, os smartphones, as conexões,