
O Poço é um espelho, óbvio.
Sobre o filme espanhol O Poço, dirigido por Galder Gaztelu-Urrutia…
Sobre o filme espanhol O Poço, dirigido por Galder Gaztelu-Urrutia…
O filme põe em discussão inúmeros temas essenciais: o luto, a dor, a culpa, o casamento, a fronteira entre sanidade e loucura etc. Tudo isso guiado por diálogos viscerais.
A distopia de Truffaut em um mundo sem livros e leitores…
Sobre a cinebiografia de Elton John e a necessidade de resistir…
Sobre o trabalho jornalístico que levou às denuncias de abuso sexual na Igreja Católica…
Um filme francês sobre o amor, a vida, a decadência, a velhice, a morte e a existência…
O cinema de Béla Tarr tem algo de sombrio, indecifrável,
inerte, desolado, repleto de sombras de um período
incerto no interior…
O filme narra uma história real que se passa na década de 70, nos Estados Unidos, mas o diretor Spike Lee nos lembra que o passado pode ser revivido a qualquer momento…
Este texto não é sobre um filme. É a respeito de mais de um filme e como cenas nos causam sensações diversas, de incômodo, de estranhamento, de raiva, de encantamento, de amor.
Certa vez Kiarostami disse que seu sonho seria fazer um cinema sem microfone, câmera, luz, nada. Nada que pudesse interferir na cena. Quem sabe encontrar um jeito de os atores não perceberem que estão sendo filmados. Talvez isso explique a sensação ilusória que temos entre documentário e ficção…
“O cinema não tem fronteiras nem limites.
É fluxo constante de sonhos.” – Orson Welles
Centenário de um dos maiores cineastas da história…
Memórias do Subdesenvolvimento, de 1968, um dos melhores filmes já realizados na América Latina…
Godard: Todos os meus filmes têm começo, meio e fim,
mas não necessariamente nessa ordem.
Llewin Davis é um cantor fracassado na cena folk de Nova York nos anos 60. O roteiro foi inspirado no fracasso de um músico de verdade: Dave Van Ronk.
O fantástico Georges Méliès, após realizar 555 filmes, em duas décadas de muita imaginação, terminou os seus dias consertando brinquedos em sua loja na estação de Montparnasse, em Paris…
por Rosane Castro “Fazer ver é mais do que mostrar, mais do que exibir, pois implica compartilhar um espaço e um discurso” Mondzain Estamira é uma mulher acima dos 60
por Wilson Zaidan “Bem-vindo” (Welcome) conta a história da tentativa do garoto Bilal Kayani (Firat Ayverdi) – Iraquiano, curdo de Mosul – de embarcar ilegalmente para o Reino Unido.
por Wilson Zaidan Anos 50, América. Do blues e do soul brotavam as raízes do rock, crescendo da música negra o cerne do estilo e da atitude que marcariam os
Les Amants Du Pont-Neuf: dois mendigos sujos e bêbados – e uma menina de olhos doentes – escornados nos bancos entre os postes. O Sena ao fundo, emoldurado pelos
“Na vida, o importante é fracassar” Nelson Rodrigues Fracassados, vagabundos e esquisitões são os ladrões de cena nos filmes dos Irmãos Coen. Uma coleção de losers sem noção que povoa um cinema incorreto e
A inventividade de Alfred Hitchcock em dois filmes muito diferentes…
A versão cinematográfica de um dos melhores discos da história do rock…
Martin Scorsese matou a desconfiança em relação ao Leonardo DiCaprio. Após afundar no Titanic, enlouquecer n’A Praia e fazer alguns filmes de segunda categoria, DiCaprio parecia ser apenas mais um
Humor sem noção é com o Monty Python, o grupo inglês que marcou a comédia contemporânea com esquetes surreais e toscas animações, ironia, sarcasmo e atitude non-sense. Do Monty
Ninguém Assistirá ao Formidável Enterro da Tua Última Quimera, Somente a Ingratidão, Aquela Pantera, Foi Sua Companheira Inseparável!
Good Bye, Lenin! Wolfgang Becker, 2003 Sensível e bem humorado, o filme se segura num argumento fabuloso: poucos meses antes da queda do Muro de Berlim em 89, uma mãe
Lançado em 1960, o filme Rocco e seus Irmãos (Rocco e i suoi Fratelli) conta a história de uma família de retirantes do sul da Itália em busca de vida nova na moderna e industrial Milão…
Amadeus é um filme de Milos Forman, de 1984, que conta a história de Mozart…
Uma elipse de 17 anos separou o “Declínio do Império Americano” (1986) das “Invasões Bárbaras” (2003). A sugestão é ver os dois filmes em seqüência, o que permite ao espectador envelhecer
Cinema de autor. Stanley Kubrick foi um diretor de cinema com estilo próprio e obra espetacular. Ainda que tenha dirigido filmes muito diferentes – de época, guerra, ficção científica, terror,
Disponível aqui o excelente documentário sobre a Segunda Guerra Mundial
Dizia o poeta Murilo Mendes que “quando a gente acorda de bom humor, é sinal que está em Paris”. Nenhuma cidade tem uma mística tão romântica quanto Paris. Nem Veneza,
Onze Homens e um Segredo – Ocean’s Eleven, 1960 (O original, antigo, com Frank Sinatra, Samy Davis Jr. e o Rat Pack) Amadeus, Milos Forman, 1984 Um Estranho no Ninho, Milos
por Homero Nunes De moto pela América Latina, Walter Salles viajou por um tempo em que a ilusão era viva, em que se podia sonhar, onde era possível mudar
American Splendor é uma revista em quadrinhos muito incorreta escrita pelo fracassado Harvey Pekar (1939 – 2010). Em 2003, American Splendor virou filme (“O Anti-Herói Americano”, no Brasil) estrelado por