Bem-vindo, bienvenido, welcome, bienvenu!

por Wilson Zaidan

welcome1

 

Bem-vindo” (Welcome) conta a história da tentativa do garoto Bilal Kayani  (Firat Ayverdi) – Iraquiano, curdo de Mosul – de embarcar ilegalmente para o Reino Unido. Muito além da procura por novas oportunidades, o garoto é também movido por um dos maiores combustíveis da alma: a paixão. Quer antes de tudo, encontrar sua namorada Mina (Derya Ayverdi) que está em Londres.
 
Em 2008, fugindo do ataque Turco que perseguiam as milícias do Curdistão Iraquiano – diga-se de passagem, guerra que deixou mais de 37 mil mortos – Bilal Kayani carrega consigo alguns traumas que agravam seus problemas na tentativa de entrar no Reino Unido, através de intermediadores clandestinos.
Refugiado em Callais – cidade portuária ao norte da França – Bilal se dá conta de que seus traumas o impediriam de seguir com os intermediadores clandestinos e de que sua jornada parecia chegar ao fim. Inconformado, o protagonista percebe que apenas um último obstáculo o separa de sua amada: O Canal da Mancha – o braço marítimo mais furioso do mundo que separa o sul da Inglaterra com o norte da França.
 
welcome 08
 
Decididamente, com o pouco de dinheiro que lhe resta, Bilal se matricula nas aulas de natação, onde conhece o ex-campeão de natação Simon (Vincent Lindon), seu professor. Cria-se uma amizade e os segredos do aluno são compartilhados, fazendo com que Simon se coloque em risco tanto por admirar a cega dedicação de Bilal para encontrar sua namorada quanto pela vontade de impressionar sua ex-mulher.

 

O filme “Bem-vindo”, de título obviamente irônico, nos provoca a pensar sobre os grandes desafios sociais e geográficos que o mundo nos impõe. O homem faz parte da natureza e depende dela ao criar o seu espaço; espaço que se transforma em si e por si, que naturalmente, transforma o homem em um novo homem, criando este ciclo vicioso que instiga, estimula e excita nossa visão deste mundo em que vivemos.
 
welcome bemvindo
Welcome
Philippe Lioret, 2009 

Coluna: Cinema
 
 

Share:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Últimas postagens

Repertório da História da Arte

Curso completo de História da Arte 25 aulas (duração média de 1h:15′) As aulas estão disponíveis, gravadas, para você assistir quando quiser. As obras mais

Visitas Mediadas

Quer contratar um mediador para visitas a museus e exposições? Desde 2013, o professor Homero Nunes realiza visitas em grupos aos espaços culturais e às

Palestras

A Caverna de Bolso: tecnologias móveis e as relações sociais em redeFilosofia e sociologia para pensar as redes sociais, as câmeras, os smartphones, as conexões,